Compartilhar

19 de agosto de 2016

Como escolher onde e o que estudar?

   Olá, internauta! Já apresentamos em outros momentos as vantagens em se estudar numa Escola Técnica gratuita, e acreditamos que, se você está lendo este texto, é porque acredita na qualidade superior dessas escolas e tem interesse em usufruir dessa qualidade. A pergunta que surge então é: Qual escola e curso técnico devo escolher?

   Bem, a primeira coisa de que precisa estar ciente é que a grande maioria das Escolas Técnicas gratuitas hoje em dia oferece duas opções de curso:


   1) Se você está concluindo o Ensino Fundamental II (ou seja, está cursando o 9º ano), só tem a possibilidade de se candidatar para um curso com a denominação de Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio (que passaremos a chamar apenas de Integrado daqui para frente). Isso significa que você ingressará na Escola Técnica gratuita e, desde o 1º ano, cursará o Ensino Médio tradicional (EM) juntamente com o curso técnico escolhido; e ao final de 3 anos, se não tiver reprovações, sairá com o diploma do EM e a Certificação de Técnico na área escolhida.

   2) Agora, se você já está no Ensino Médio ou já o concluiu, pode se candidatar ao Ensino Técnico modular (que chamaremos de Ensino Técnico mesmo); em outras palavras, ingressará na Escola Técnica gratuita e lá cursará apenas o curso técnico escolhido, de um ano e meio a dois anos, dependendo do curso. Deve ficar claro que, diferente do curso integrado, você sairá apenas com a Certificação Técnica e, para que você seja considerado um Técnico qualificado, será necessário que tenha concluído o EM em outra escola, pois essa certificação exige que a pessoa possua o Ensino Médio completo, como ocorre na opção integrada.

A segunda coisa que você precisa saber é que existem mais de 130 Cursos Técnicos que pode escolher, espalhados nas Escolas Técnicas Estaduais(ETECs), Escolas Técnicas Federais(IFSPs) e Escolas Técnicas Particulares gratuitas (SENAIs, LAO-SP e Termomecanica). Alguns cursos existem apenas como Ensino Técnico e alguns existem como Integrado. Mas o que queremos deixar claro aqui é que opções não faltam, e certamente você encontrará uma que o atraia.

   Para ajudá-lo em sua escolha, usaremos a separação em 12 grandes áreas feita pelas ETECs (rede que mais oferece Cursos Técnicos gratuitos). São elas as áreas de: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

   Não esqueça que, ao escolher uma escola e um curso, estará escolhendo, muito possivelmente, uma carreira. Claro que ainda terá possibilidade de escolher outro caminho quando chegar ao ensino superior, mas a grande maioria das pessoas que se forma em um curso técnico continua na mesma área de formação.

   Existem duas formas, mais comuns, de escolher o seu curso: 

A) Definir uma escola em que você gostaria de estudar (essa escolha em geral acontece por proximidade à sua residência, indicação ou pela classificação da escola no ENEM); após a escolha da escola, você seleciona o curso dessa escola com que você mais se identifica;

B) Escolher uma ou duas das grandes áreas citadas acima em que tenha algum interesse; depois selecione 4 a 5 cursos dessas áreas (pelo nome mesmo) e pesquise mais a fundo esses cursos para identificar aqueles que são mais "a sua cara"; feito isso, escolha dois ou três cursos com os quais mais se identifica e então localize as escolas que oferecem esses cursos.


   A nossa recomendação é que, sempre que possível, utilize a segunda forma de escolha, pois em geral ela lhe dá mais liberdade de escolha e fará com que você frequente o curso "mais feliz", uma vez que (sempre é bom lembrar!) cursará de um ano e meio a dois anos (no caso do Ensino Técnico) e três anos (no caso do curso Integrado) a formação escolhida e não será possível trocar de curso após a escolha.


   Nos próximos 5 artigos escreveremos sobre cada uma das grandes áreas aqui definidas e especificaremos quais os cursos que estão incluídos em cada uma delas. Veja o primeiro clicando aqui



Venha se preparar com quem mais entende do assunto.

 Exame de Bolsas - Turma de Agosto

Fique no grupo dos aprovados. Veja nossas unidades.

5 comentários:

  1. esse curso é mesmo grátis e se for como faço pra me inscrever?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, todos os cursos das ETECs, IFSP, Liceu de Artes e Ofícios, Colégio Termomecanica e SENAIs são gratuitos, porém para ter ingresso precisa conseguir aprovação nos vestibulinhos. É aí que entra o Curso Profitec, nós preparamos os candidatos para conquistarem a sua vaga e realizarem os seus sonhos.

      Excluir
    2. O cursinho não é GRATUITO, porém o valor pago será muito pequeno para o aluno comprometido que será classificado para o ensino médio integrado(3 ANOS) (ETIM), onde até a alimentação também é gratuita. abraços

      Excluir
  2. Será que eu consigo ser aprovado me preparando no Curso Profitec?
    Serão apenas 7 semanas de curso. Vai dar tempo de ver tudo?

    ResponderExcluir
  3. No processo educacional "existe um trinômio" para o sucesso, quer seja;
    1. aluno 2.família 3.cursinho.
    Com o apoio familiar e o cursinho "focando todos os assuntos que "caem" no vestibulinho, basta o comprometimento do aluno para ser classificado. abraços

    ResponderExcluir