Compartilhar

22 de maio de 2017

O que é o vestibulinho?

O que é o vestibulinho?

O termo “vestibulinho” vem de uma analogia com “vestibular”. Refere-se a um exame de seleção de candidatos para vagas em escolas que oferecem o Ensino Médio e/ou Ensino Técnico de nível Médio.
Os vestibulinhos mais comuns são os que selecionam candidatos para as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO – SP) e Colégio Termomecanica (TM).
Cada uma dessas escolas é responsável pelo seu processo de seleção, assim cada vestibulinho apresenta características específicas. Variam de 50 a 60 questões de múltipla escolha, podem ou não exigir Redação e Inglês, podem ser mais objetivos ou interpretativos. Dessa forma, é interessante conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
A seguir, vamos apresentar uma visão geral de cada um dos vestibulinhos e quando costumam ocorrer.

Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)

Os exames das ETECs costumam exigir muita leitura e interpretação, além do domínio de conhecimentos específicos. As ETECs realizam dois vestibulinhos por ano:
·         Vestibulinho do 1º semestre (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio e desejam ingressar no Ensino Técnico;
·         Vestibulinho do 2º semestre (geralmente dezembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e desejam ingressar no Ensino Médio e/ou Ensino Médio integrado ao Técnico; ou candidatos que estão matriculados no Ensino Médio (EM) ou já o concluíram e desejam ingressar no Ensino Técnico.
Quantidade de Questões: 50
Estilo: Temático e interdisciplinar, com questões interpretativas e objetivas.
Tempo para a realização do exame: 4h
Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.
* São exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF para quem presta o exame para o Ensino Médio integrado ao Técnico, e conhecimentos até a 1ª. série do EM para quem presta o exame para o Ensino Técnico.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SãoPaulo (IFSP)


Os exames do IFSP costumam exigir leitura e interpretação, além do domínio de conhecimentos específicos. O IFSP realiza dois vestibulinhos por ano:
·         Vestibulinho do 1º semestre (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio e desejam ingressar no Ensino Técnico;
·         Vestibulinho do 2º semestre (geralmente dezembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico; ou candidatos que estão matriculados no Ensino Médio ou já o concluíram e desejam ingressar no Ensino Técnico.
Quantidade de Questões: 50
Estilo: Questões interpretativas e objetivas.
Tempo para a realização do exame: 4h
Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.
* São exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF para quem presta o exame para o Ensino Médio integrado ao Técnico, e conhecimentos até a 1ª. série do EM para quem presta o exame para o Ensino Técnico (nesse caso, abrange Literatura).

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)


Os exames das escolas do SENAI costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O SENAI realiza quatro vestibulinhos por ano:
·         Vestibulinho do 1º semestre para Cursos Técnicos (geralmente maio): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio;
·         Vestibulinho do 2º semestre para Cursos Técnicos (geralmente novembro): para candidatos que estão matriculados no Ensino Médio (EM) ou já o concluíram;
·         Vestibulinho do 1º semestre para Cursos de Aprendizagem Industrial (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental (EF) e têm entre 14 anos e idade que lhes permita concluir o curso antes dos 18 anos (exceção feita a alguns cursos);
·         Vestibulinho do 2º semestre para Cursos de Aprendizagem Industrial (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º. ano do Ensino Fundamental (EF) ou já o concluíram e têm entre 14 anos e idade que lhes permita concluir o curso antes dos 18 anos (exceção feita a alguns cursos).
Quantidade de Questões: 60
Estilo: Questões objetivas.
Tempo para a realização do exame: 2h30min
Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática e Ciências (Física, Química e Biologia).
* No exame para os Cursos de Aprendizagem Industrial, são exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF; no exame para os Cursos Técnicos, são exigidos  conhecimentos até a 1ª. série do EM, incluindo Literatura.
  

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO – SP)


Os exames do LAO – SP costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O LAO realiza apenas um vestibulinho por ano:
·         Vestibulinho no 2º semestre (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental e desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico.
Quantidade de Questões: 60
Estilo: Questões interpretativas e objetivas.
Tempo para a realização do exame: 4h
Áreas do conhecimento exigidas: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.

Colégio Termomecanica (TM)


Os exames do Colégio Termomecanica costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O Colégio Termomecanica realiza apenas um vestibulinho por ano:
·         Vestibulinho no 2º semestre (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF), sem nenhuma reprovação, e desejam ingressar no Ensino Médio.
Quantidade de Questões: 60
Estilo: Questões interpretativas e objetivas.
Tempo para a realização do exame: 4h30min
Áreas do conhecimento exigidas: Português, Redação, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.




Venha se preparar com quem mais entende do assunto.

 Exame de Bolsas - Turma de Agosto

Fique no grupo dos aprovados. Veja nossas unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário